Proletários de todos os países: UNI-VOS! PCP - Reflexão e Prática

Textos de: "Paulo Loya"

Nº 297 - Nov/Dez 2008

Imigração: Importância e impacto social

Os movimentos migratórios foram uma constante ao longo da história da Humanidade, tendo como causas principais razões políticas, sociais, económicas, ou a existência de catástrofes naturais. Contudo, a procura de melhores condições de vida e de trabalho foi sempre determinante para todos aqueles que recorrem à imigração.

Nº 292 - Jan/Fev 2008

Causas da pobreza e da exclusão social

Mais de dois milhões de homens e mulheres, jovens e idosos, estão hoje declarados em situação de pobreza, como destacou o INE ao afirmar que «aproximadamente 1/5 da população residente em Portugal vivia em risco de pobreza» (1) , porque não conseguiram auferir, durante o ano de 2005, um rendimento de cerca de 360 euros por mês.

Nº 284 - Set/Out 2006

Crianças e jovens em risco: consequências e causas sociais

O tema das crianças e jovens em risco tem merecido nos últimos tempos diversas referências, em particular em torno de casos com desfecho dramático (Joana no Algarve, ou Vanessa no Porto) ou de outros mais mediáticos, abordando quase exclusivamente aspectos particulares ou de ordem jurídica. Uma abordagem manifestamente incompleta porque não aprofundou ou debateu as causas e os factores que desencadeiam as situações de risco e quais os mecanismos e estruturas existentes nesta área social.